MEDIA

THE NEW ALBUM:

2

Semente, 40 anos


Era uma vez, quatro rapazes de menos de vinte anos que resolveram desafiar os "deuses" da música. Com muita imaginação e ainda poucos predicados musicais, se atiraram num caldeirão sonoro e tiveram suas realidades alteradas para sempre.
Desde o primeiro encontro uma química doida entrou em ação.
Em pouco tempo criamos composições próprias que nos conduziram a um novo patamar: Tínhamos uma Banda.
Repertório autoral, original, que tivemos a honra de alinhar às nossas fontes de inspiração como: Floyd, Tull, ELP, Crimson, Uriah, PFM, Gong, Genesis & Giant, só para citar alguns.


Como toda viagem mística, nosso repertório criou vida própria e ficamos grudados nele por muito tempo.
Cada vez que nos encontrávamos levávamos sons incríveis e depois voltávamos a vida "normal".

Numa dessas seções Pedro ficou tão extasiado que não conseguia se convencer a voltar à realidade.


Nessa onda lancei um desafio: vamos fazer um segundo trabalho autoral e ver no que vai dar. Pedro fez uma linha de baixo e me mandou. Depois de alguma pesquisa cheguei a uma melodia e a um arranjo com alguns instrumentos e um "naipe" de garrafas. Mário e Alex entraram no som sem dificuldade. Foram apenas três minutos de um 3/4, uma brincadeira divertida, mas era só o começo.


Alex, imbuído de inspiração profunda, fruto de muita meditação e busca interior, escreveu duas letras sensacionais que deixaram seu irmão Pedro totalmente atordoado. Não houve outra forma de lidar com a situação a não ser aproveitar a inspiração e colocar seu som e transformar em música aquelas letras psicossociais. A base de baixo e teclados, com a voz firme e inspirada serviu de estímulo para cada um contribuir com o melhor de si.
Alexandre viajou na sua pesquisa em timbres e colocações totalmente originais criando uma atmosfera especial. Mário fez o impossível para dar liga em tudo e manter o espírito Rock, na mais pura herança de John Bonham e Nick Mason

 

Em Ignisara tentei manter a sanidade fazendo uma base no violão de aço, num clima de balada sinistra, até alcançar um clímax onde a guitarra escancara, estimulada por pontuações de flauta e sax soprano. O grand finale não seria possível sem a participação especial do Fabrício no Mellotron.


Remo Fundo foi na mesma onda: letra inspiradíssima do Alex, som inspiradíssimo do Pedro, com baixo e vocal precisos. Tive o prazer e a honra de criar no Mellotron o tema inicial, e segurar a base da guitarra para o Alex e o Pedro nos deleitarem com solos e contracantos, tanto na guitarra como nos teclados.

Quando tudo parecia terminar um clima bem psicodélico pintou, fruto de um improviso de guitarra, tingido pelo piano e demais instrumentos até se transmutar numa levada Xamânica final.

Enquanto tudo isso ia acontecendo, eu estava preparando uma homenagem a nossa volta a atividade. A "suíte" Ressurreição trata das quatro fazes da reconstrução do corpo. Do pó dos ossos à carne, da sensibilidade da pele ao restabelecimento da "alma", da consciência, da mente, da emoção.

Mas uma surpresa especial nos aguardava. Uma composição instrumental do Alexandre, especialmente progressiva, resgata nossa história. A variação de climas e de instrumentos leva o/a ouvinte à uma viagem sensacional.

Bem, como podem ver sou grande fã do Semente Prog, agora com um sobrenome para melhor referência. Espero que gostem.
É um trabalho sem expectativas comerciais, mas com muita "alma".
Curtam a vontade.


Dedico a minha participação ao meu pai, Dr. Raphael Benchimol, falecido esse ano, meu grande incentivador, em todos os aspectos da vida.

Sergio Benchimol

 
"Se tratando de Brasil, o melhor (sim, o melhor) álbum que ouvi recentemente por essas terras. Extremamente recomendado!"

- Blog Semente Progressiva -

Dia 28 de agosto de 1976 foi um marco na  vida de quatro cariocas, que viviam entre aulas, garotas, praias e uma paixão em comum: a música. Naquele dia, Mário Caldas e os irmãos Alexandre e Pedro Kosinski, que já tocavam juntos há algum tempo, levaram o primeiro som com Sergio Benchimol e aquela alquimia originou uma união muito mais que sonora. Naqueles tempos de Rock Progressivo e Heavy Metal, de Yes a Uriah Heep, de Tangerine Dream a Black Sabbath, de Deep Purple a Pink Floyd, de Genesis a The Doors, os quatro caras embarcaram numa viagem que nem o tempo nem a distância geográfica conseguiram por fim até hoje.

As músicas desse trabalho são uma releitura do que se passava naquelas quatro cabeças: uma mistura equilibrada do que rolava no underground carioca.

Boa Noite,

Estamosaqui reunidos para celebrar a Arte.

A criatividade humana, a tentativa de comunicar o mundo interior com o mundo exterior, sair do individual para o coletivo.

Compartilhar, conectar-se, religar-se. Por meio da música, pintura ou poesia captamos, digerimos, sintetizamos e, quem sabe, modificamos o mundo em que vivemos. Três gerações, estilos diferentes; não importa. Diversidade, caminhos diferentes, o amor pela criatividade.


A amizade nos une e ver brotar de muitas sementes um novo mundo também. A trilha sonora da criação, um mergulho na insanidade, um amor platônico, uma visão de mundo.

Celebrando o movimento do rock progressivo, mantendo a chama acesa... com vocês o Grupo Semente!

 
MUSIC VIDEOS

Semente Live at MNBA, April 21-22, 2001

by Semente Prog

Semente ao Vivo no MNBA is a concert that was recorded live at the National Museum of Belas Artes in Rio de Janeiro on April, 21st & 22nd 2001, with Special guest star David Ganc from A Barca do Sol playing Flute and Sax. Semente is Marcia Kosinski - Lead Vocals; Sergio Benchimol - GTR, Syntesizer and back Vocals; Alexandre Kosinski - GTR; Pedro Kosinski - Bass, Keyboards and back Vocals; Mario J.C. Carvalho - Drums. Also starring - Boni from Casablanca Studio - Grand Piano and Syntesizer and André Luz from Roberto Barata Trio - Six strings Bass. Sergio Benchimol produced and directed the event. Ricardo R. Martinelli was in charge of designing the lights and video production, direction and editing the video in DVCAM and DV. The audio was engineered and recorded by Fabrizio de Francesco (Defra) in ADAT with 24 tracks and mixed and mastered by him at the Overseas studio and re-mastered by Sergio Murillo with AV sync by Ricardo R. Martinelli whom in 2006 converted it to DVD and now is publishing it on youtube from the original DVCAM tapes.

 
PHOTOS
Semente Prog, 2 - Encarte 1
Semente Prog, 2 - Encarte 2
Semente Prog, 2 - 40 anos
Semente Prog, 2 - Bandeja
Semente Prog, 2 - Ignisara
Semente Prog, 2 - Remo Fundo
Semente Prog, 2 - Ressurreição
Semente Prog, 2 - Bassong
Semente Prog, 2 - Dança das Luzes
Semente - cover 900px
Semente - cover 500px
Semente_back 500px
Semente, Cor do Som & Friends
Semente ao Vivo - cover 500px
Semente Ao Vivo - back 916px
Semente - DVD cover
Sergio, SB1 Studio (1998)
Sergio, SB1 Studio (1995)
Sergio, Overseas Studios (2000)
Sergio, Barra (Abril 1979)
Sergio FX2
Sergio FX1
Sergio (2000)
Sergio (2000)
Estúdio APU, Brasília
Pedro e David e Marcia (2000)
Pedro & Mario
Mastering 'Semente'
Pedro (2000)
Mario, Alex & Sergio
Marcia, Alex & Sergio
Márcia (2000)
Scripts (1979)
Alex, GTR
David Ganc on Tenor Sax
Boni, Keyboards
Boni on PIANO
Boni - solo
Boni (Keyboards)
Band on Stage
Alex, GTR
Alex at Overseas Studios
Alex, Barra (Abril 1979)
Sergio on Piccolo (Overseas)
Defra & Sergio
The Overseas
Semente ao Vivo - cover 947px
Alex & Defra
Kosinski Bros
Semente & Cor do Som (Apr 10, 2014)
Semente & Friends
Semente, Cor do Som & Convidados
Semente & Friends
Semente & Convidados
Mario on Drums
Sergio, Defra & Mario
Overseas' Drums
Semente, Cor & Friends (Apr 10, 14)

Follow us on:

  • SoundCloud Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

© 2012 by benchimolmusic